João Grandino Rodas

building image



"Em toda a minha vida năo tem havido monotonia nem compasso de espera. Face ao tempo relativamente pequeno da vida útil do ser humano e a imensidade que se tem para realizar, a única saída é acelerar em crescendo!"

João Grandino Rodas, Ex-Reitor da USP condecorado pelo Imperador do Japão.

Publicado por joao | Categoria artigos, blog

Por ocasião da Condecoração Imperial de Outono da Era Heisei, João Grandino Rodas foi agraciado por S. M. I. o Imperador do Japão, com a importante Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço, em reconhecimento às suas significativas contribuições para a promoção do intercâmbio acadêmico entre a Universidade de São Paulo e as universidades japonesas. A solenidade de imposição da insígnia ao agraciado realizou-se no dia 6 de janeiro de 2015.

Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, João Grandino Rodas, renomado internacionalista, foi Diretor da Faculdade de Direito da USP (2006/2010) e o 25º Reitor da mesma Universidade (2010/2014). Enquanto reitor, empenhou-se ativamente em promover o intercâmbio acadêmico entre a USP e diversas universidades japonesas, tendo firmado 31 acordos e renovações.

Enquanto Diretor da Faculdade de Direito da USP, patrocinou diversos seminários e simpósios sobre temas japoneses, além de ter recepcionado S. A. I. o Príncipe Herdeiro do Japão, na referida Faculdade em 2008, ano da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Colaborou intensamente na divulgação do sistema de bolsas de estudo do governo japonês e na realização de estudos no Japão. Em janeiro de 2014, em Tóquio, foi recebido em audiência particular por S. A. I. o Príncipe Herdeiro do Japão, em seu palácio em Tóquio. Sua contribuição ao intercâmbio acadêmico e de pessoas entre o Brasil e o Japão tem sido de extrema importância para o fortalecimento do relacionamento entre os dois Países.

Print Friendly
janeiro 28th, 2015

Leave a Comment